A Yema teve sua origem na Fazenda Santo Antônio, propriedade do Comendador Umberto Iemma, pioneiro na criação de búfalas da raça mediterrânea, cujos matrizes foram trazidas da Itália, de navio, pelo prórpio empreendedor.

Desde 1970, a família Ruoppolo proveniente da região de Campania, na Itália, especificamente da cidade de Salermo, deu continuidade a este trabalho trazendo todo o know-how para a elaboração artesanal da Mozzarela, com a missão de produzir no Brasil a melhor linha de queijos frescos italianos, introduzindo a primeira Mozzarella Fior di Latte no Brasil.

Desde então, a Yema vem atendendo às mais variadas demandas do mercado, desenvolvendo novos produtos e mantendo o alto padrão de qualidade, uma característica forte da empresa.

Hoje, a Yema pertence ao Grupo Granarolo, o grupo italiano Nº1 em leite e produtos lácteos, com mais de 50 anos de experiência no setor. O grupo consiste em duas realidades diferentes, mas complementares: o Granlatte, um consórcio de 1.000 agricultores e 60.000 vacas, em 14 regiões italianas, e controla a Granarolo SPA, que com suas 12 fábricas de produção na Itália, 2 fábricas na França, 1 no Chile e agora 2 no Brasil, transforma o leite nos principais produtos derivados e os comercializa em todo o mundo. O grupo Granarolo tem uma gama muito ampla de produtos, que abrangem todas as categorias de leite e produtos, lácteos ou não, e especialidades italianas.

A partir da sinergia de produtos entre o Grupo Granarolo e a Yema nasceu esta parceria, com o objetivo de reforçar o desenvolvimento da Yema no território brasileiro, oferecendo o melhor do 'Made in Italy' com know-how Granarolo e apoiar o desenvolvimento local de produtos Yema, ampliando a variedade, com muitas inovações